Teatro Picaro

teatro_picaro_logo
Projecto criado por 2 dos melhores intérpretes da actualidade do Teatro Popular Antigo e da Commedia dell’Arte, Fabio Gorgolini e Ciro Cesarano, ambos formados pela Académie Internationale Des Arts du Spectacle, em Montreuil / França, dirigida por Carlo Boso e licenciados em História do Teatro pela Universidade de Bologna. O seu percurso artístico tem incidido em pesquisa e desenvolvimento de trabalhos que oferecem contemporaneidade às técnicas da Commedia dell’Arte. Rapidamente nos esqueçamos de que se fala uma língua estrangeira, pois a linguagem utilizada e a expressão corporal tornam universal a compreensão da história.

Site do Artista…
+ Informação…

 

picaro_fabbula_bufa
FABULA BUFFA
A partir do texto“Mistero Buffo” de Dario Fo, os dois actores dão vida a uma história trágica e grotesca. O espectáculo é falado em dialecto veneto, napolitano e gramelot como exige o espírito da tradição popular. “Tornar-se-ão Bobos! Farão com que todo o mundo rebente a rir, com que cada temor seja envolto numa explosão de riso!”
Inspirada na tradição popular italiana, Fabula Buffa conta o nascimento do contador de histórias com o seu olhar irónico e grotesco sobre uma realidade nem sempre tranquilizadora.
Dois pedintes da época pré-cristã, um paralítico e um cego, são milagrosamente curados contra vontade. São agora obrigados a enfrentar a realidade como as pessoas normais. Esta mudança traumática cria duas reacções opostas que conduzem à mesma trágica decisão: a de se suicidarem, quando eis que inesperadamente surge um outro milagre dos céus…

Criação e Interpretação: Fabio Gorgolini e Ciro Cesarano
Colaboração Artística: Carlo Boso
Classificação Etária: M/12 anos
Duração: 1h (s/ intervalo)

 

Comentários do público:

Inês Garrido:
Fantástico! Um espectáculo que não vou “dimenticare”!
18 Abr 2011, 02:26

Jorge:
Muito bom espectáculo. Dois actores apenas, sem qualquer cenário físico, só virtuais :), língua diferente, e conseguiram cativar completamente a sala. E apesar de uma historia antiga ou sobre tempos antigos, tinha uma sátira muito actual. Gostei muito, parabéns!
17 Abr 2011, 08:01

Joana Freitas Santos:
Carissimos, foi fantástica a vossa prestação no cine teatro de Estarreja. É incrivel como é que nem o obstáculo da lingua nos impediu de nos divertirmos imenso com o espectaculo e de percebermos tudo o que ali era feito! Felicidades para todos!
17 Abr 2011, 02:13

Rui e Paula:
Missão cumprida: caros bobos fizeram-nos rir até às lágrimas. Adorámos o vosso espectáculo no Cine-teatro de Estarreja. Parabéns! Continuem com a vossa missão “divina”!
16 Abr 2011, 22:58

Dário e Glória Matos:
Caros BOBOS Ao ver a vossa actuação no Cine Teatro de Estarreja aprendemos que a vida se deve levar a rir. Foi fácil aprender pois que tivemos dois excelentes professores. Continuem por favor a espalhar a vossa lição pelo mundo Parabéns
16 Abr 2011, 22:51

Filipe Pereira:
Incrível esse ilalianês,a sério…… parabéns pelo vosso trabalho que a nós nos faz rir e cada vez mais aproxima-nos dos palcos… magnificos. Felicidades… Um abraço… para os “BOBOS” lol.
13 Abr 2011, 01:14

Vítor Silva Costa:
É realmente incrível e motivante para mim que estudo teatro poder ver coisas como esta. só me dá mais e mais vontade de seguir com este querer para a frente, saí da sala de espectáculos com um enorme sorriso na cara e com a certeza de que estes dois senhores são mesmo muito bons artistas. Foram brilhantes. VIVA O TEATRO!
10 Abr 2011, 22:54

Marta:
Um espectáculo excelente!! é incrível como apenas dois actores, sem cenários sem nada conseguiram manter uma plateia a rir-se do início ao fim!! muito bom!
10 Abr 2011, 10:03

Ana:
Vocês são mesmo bons a fazer arte! Têm muito jeito e deixam o público na expectativa em relação ao que vai acontecer a seguir. Foi um dos melhores espectáculos que eu já vi! Muitos parabéns e continuem a espalhar o vosso trabalho.
10 Abr 2011, 01:16

Filipe Abreu:
7 de Abril, 2011, Sem dúvida um grande espectáculo… Foi sem dúvida o melhor contacto que tive até hoje com o italianês… :-) Parabéns aos protagonistas deste espectáculo e a todas as pessoas que tornaram este evento possível.
08 Abr 2011, 23:56

Marisa Sousa:
Foi um GRANDE espectáculo!!! Obrigada por partilharem connosco o vosso talento e alegria!!Muitos Parabéns !!!
08 Abr 2011, 22:28

Tiago Gaspar:
Estão sinceramente de parabéns pela vossa postura em palco, profissionais de excelência! Noite deslumbrante com gente FANTÁSTICA,rir como nunca tem fim, é assim que todos nos temos que sentir!parabéns pelo vosso trabalho,espero voltar a ver-vos!
08 Abr 2011, 14:04

Carlos Evaristo:
Foi uma bela noite, uma bela peça de comédia, uma bela lição de vida. Unidos somos mais fortes, o espirito de equipa esteve sempre presente quer nos actores e principalmente nas personagens. Voltem sempre.
07 Abr 2011, 23:50

Paula Poço:
Infelizmente não sei falar “italianês”, por isso vou ter que escrever em português. :) Quero aqui dizer que esta peça foi fantástica, à qual foi um prazer imenso assistir. As expressões faciais, os gestos, o tom de voz…consegui imaginar tudo e construir um cenário só meu. O problema da linguagem nem se colocou, tanto pelo vosso esforço de falar “italianês”, como pelos vossos gestos e acções. Foi genial e ficaria mais tempo de pé a aplaudir-vos. Parabéns! E obrigada pela noite inesquecível!
03 Abr 2011, 10:20

Rui Silvestre:
É bom saber que ainda existe quem dê importância á cultura e ao teatro em Portugal. Eu tive o prazer de assistir à peça e adorei!
05 de Maio 2011, 13:58